Odontologia


 

A Odontologia é uma profissão da área de saúde que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados aos dentes, boca, língua, gengiva, ossos da face e do pescoço. Tratar cáries, fazer extrações e intervenções cirúrgicas, corrigir a mastigação, problemas estéticos e até mesmo solucionar distúrbios do sono, são atividades desenvolvidas pelos odontólogos.

As dores nos dentes sempre afetaram o bem-estar dos seres humanos. Os primeiros registros da história da Odontologia remetem ao século 7 mil a.C, quando hindus (habitantes da atual Índia) criaram os primeiros artefatos para realizar extrações. Até o século XVI, as barbearias também serviam como consultórios e os dentes doentes eram removidos lá mesmo, com equipamentos bastante rudimentares e sem anestesia.

O primeiro médico dedicado à Odontologia foi o francês Pierre Fauchard. Em 1723 ele lançou a obra “O Cirurgião Dentista: o tratamento dos dentes”, com descrições detalhadas de tratamentos e práticas de extrações. Cinco décadas depois, surgiram as primeiras “cadeiras de dentistas”. Feitas de madeira, elas já acoplavam os equipamentos na lateral. E apenas em 1840 surgiu em Baltimore, Estados Unidos, a primeira escola de Odontologia – que até hoje recebe futuros dentistas.

O exercício da odontologia no Brasil foi regulamentado pela Lei nº 5081/1966 que prevê como competências do cirurgião-dentista:

  • Praticar todos os atos pertinentes a Odontologia, decorrentes de conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós-graduação;
  • Prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia;
  • Atestar, no setor de sua atividade profissional, estados mórbidos e outros, inclusive, para justificação de faltas ao emprego;
  • Proceder à perícia odontolegal em foro civil, criminal, trabalhista e em sede administrativa;
  • Aplicar anestesia local e truncular;
  • Empregar a analgesia e a hipnose, desde que comprovadamente habilitado, quando constituírem meios eficazes para o tratamento;
  • Manter, anexo ao consultório, laboratório de prótese, aparelhagem e instalação adequadas para pesquisas e análises clínicas, relacionadas com os casos específicos de sua especialidade, bem como aparelhos de Raios X, para diagnóstico, e aparelhagem de fisioterapia;
  • Prescrever e aplicar medicação de urgência no caso de acidentes graves que comprometam a vida e a saúde do paciente;
  • Utilizar, no exercício da função de perito-odontólogo, em casos de necropsia, as vias de acesso do pescoço e da cabeça.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia, criados pela Lei nº 4324/1964, regulamentada pelo Decreto nº 68.704/1971, são órgãos responsáveis pela  supervisão da ética odontológica em todo o território nacional, cabendo-lhes zelar e trabalhar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

O CFO reforça que a saúde bucal é parte indissociável do cuidado integral com a saúde do cidadão. Assim, reforça também a importância do controle e manutenção da saúde por meio de cuidados que podem ser realizados em domicílio, no consultório, no ambiente hospitalar ou nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a depender da condição específica do paciente.

Alterações na saúde geral do paciente podem se manifestar, com frequência, na boca. Esse é um dos principais fatores pelo qual o paciente deve ter acompanhamento periódico de um Cirurgião-Dentista, ou uma equipe de saúde bucal, enquanto parte integrante da equipe multidisciplinar. Há também situações em que alterações na saúde bucal podem refletir em outras partes do organismo.

No campo da saúde pública, o cirurgião-dentista pode participar de equipes interdisciplinares e multiprofissionais voltadas para o planejamento de políticas públicas saudáveis, desenvolvimento de ações de vigilância da saúde da coletividade, na assistência, como o Programa Saúde da Família, vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental.

Na área acadêmica, graduados em Odontologia encontram diferentes possibilidades de pesquisa que podem ser integradas a outras disciplinas da saúde, como medicina e nutrição.

A graduação em Odontologia confere a titulação de cirurgião dentista, mas há diversas especializações disponíveis no mercado que agregam novas possibilidades à formação e contemplam diferentes áreas, dentre elas:

  • Endodontia – trata de doenças e lesões que afetam a polpa e a raiz dentária por intermédio, por exemplo, de tratamento de canais.
  • Estomatologia – trata de doenças da boca, como cáries e gengivite.
  • Cirurgia Bucomaxilofacial – trata de lesões e anomalias da boca, face e do sistema estomatogmático (órgãos que envolvem o sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva) por meio de cirurgias e implantes.
  • Dentística Restauradora – cuida do aspecto estético e geral dos dentes, como correções e clareamentos.
  • Implantodontia – reúne as técnicas necessárias para implantar novos dentes, próteses e dentaduras.
  • Oncologia – diagnóstico e tratamento de tumores malignos na cavidade bucal, realizando intervenções cirúrgicas.
  • Odontologia legal – analisa a arcada dentária de cadáveres e realiza exames de perícia judicial.
  • Odontopediatria – cuida da saúde bucal de crianças, atuando especialmente na prevenção.
  • Odontogeriatria – cuida da saúde bucal dos idosos, tratando e prevenindo doenças.
  • Ortodontia – tem como principal instrumento o aparelho dentário, que altera a posição dos dentes e a mordida.
  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.
    Patologia bucal – identifica doenças por meio de análises de exames em laboratório.
  • Periodontia – estuda e trata doenças da gengiva.
  • Prótese.
  • Radiologia – diagnóstico por imagem.


Fontes
:

PEREIRA, Antonio Carlos et al. O mercado de trabalho odontológico em saúde coletiva: possibilidades e discussões. Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v. 46 n. 4, p. 232-239, 2010.

Conselho Federal de Odontologia 1

Conselho Federal de Odontologia 2

Fundação Oswaldo Cruz. Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia

Universidade Católica de Pelotas