Outubro: Mês de Conscientização sobre a Dislexia


 

A International Dyslexia Association a define como um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.

Dislexia significa dificuldade com as palavras (dis = dificuldade + lexia = palavras).

Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.

É um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta habilidades básicas de leitura e linguagem. Tem sua origem nos diferentes sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico que resultam em dificuldade para processar os sons das palavras e associá-los com as letras ou sequências de letras que os representam.

Outros fatores que podem estar envolvidos são déficit nas funções executivas, dificuldades no processamento auditivo e/ou visual e no desenvolvimento psicomotor.

Consequências secundárias podem incluir dificuldades na compreensão de texto e pouca experiência de leitura, podendo impedir o desenvolvimento do vocabulário e do conhecimento geral.

Há diferentes graus de dislexia, normalmente descritos como leve, moderado e severo. O grau de dislexia baseia-se, em geral, na severidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.

Sintomas que podem estar presentes:

Na linguagem oral:

– Atraso no desenvolvimento da fala;
– Problemas para formar palavras de forma correta, como trocar a ordem dos sons (popica em vez de pipoca) e confundir palavras semelhantes (umidade/humanidade);
– Erros de pronúncia, incluindo trocas, omissões, substituições, adições e misturas de fonemas;
– Dificuldade para nomear letras, números e cores;
– Dificuldade em atividades de aliteração e rima;
– Dificuldade para se expressar de forma clara.

Na leitura:

– Dificuldade para decodificar palavras;
– Erros no reconhecimento de palavras, mesmo as mais frequentes;
– Leitura oral devagar e incorreta. Pouca fluência, com inadequações de ritmo e entonação, em relação ao esperado para a idade e a escolaridade;
– Compreensão de texto prejudicada como consequência da dificuldade de decodificação;
– Vocabulário reduzido.

 Na escrita:

– Erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes;
– Omissões, substituições e inversões de letras e/ou sílabas;
– Dificuldade na produção textual, com velocidade abaixo do esperado para a idade e a escolaridade.

A campanha mundial sobre a dislexia busca aumentar a conscientização e compartilhar ferramentas que melhorem as habilidades daqueles que são diagnosticados com o problema.


Fontes
:

Associação Nacional dos Educadores Inclusivos (ANEI)
Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO
Instituto ABCD
The International Dyslexia Association, Inc. (IDA)