Pé torto congênito


 

Pé torto congênito (PTC) é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé do bebê, que acontece ainda na gestação, fazendo com que ele nasça com uma deformidade em um ou nos dois pés.

Não se sabe as causas do problema, mas é uma das alterações mais comuns, afetando 1 a cada 1000 bebês nascidos no mundo. Em metade dos casos, os dois pés são afetados.

Sintomas do pé torto congênito:

Ao nascimento, observa-se que o pé se direciona para baixo e tem a parte da frente virada para dentro e para cima, apontando para a outra perna. Também é possível perceber que a parte de trás da perna (panturrilha ou batata da perna) é mais fina e o pé é um pouco menor. Apesar disso, o bebê não sente dor.

Quando não tratada, a deformidade provoca limitações para o paciente desde os primeiros anos de vida, além de ter grande impacto social e emocional para ele e para a sua família.

Tratamento:

Embora possa ser percebido por meio de exame de imagem realizado durante a gravidez, o tratamento deve ser iniciado nas primeiras semanas de vida da criança.

São feitas manobras específicas dos pés e a colocação de gesso. A cada semana o médico posiciona o pé de maneira diferente, em busca do caminho para a correção.

Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma pequena cirurgia para alongar o tendão.

Após a retirada do último gesso, o pé já está corrigido e o tratamento prossegue com o uso de um par de sapatos de couro, abertos na frente, conectados por uma barra firme que mantém a posição do pé, permitindo o movimento dos joelhos e do quadril.

Todo o tratamento deve ser realizado por um médico ortopedista especializado e treinado.

Esse método para tratar o pé torto congênito é conhecido como Método Ponseti e foi criado pelo médico espanhol Ignácio Ponseti, nos Estados Unidos, há mais de 60 anos. É simples, de baixo custo e tem demonstrado ser efetivo em mais de 95% dos casos.

Os resultados são pés flexíveis, sem dor, com excelente aparência, que permite o uso de sapatos convencionais e até a prática de esportes de alto rendimento por pacientes que nasceram com o problema.

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento, habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência, incluindo-se os indivíduos com pé torto congênito, por meio dos Serviços Especializados em Reabilitação, como Centros Especializados em Reabilitação (CER), Serviços de Modalidade Única e Credenciados, onde se concentra a oferta desses serviços. Conheça os serviços habilitados pelo SUS em todo Território Nacional!

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Dica elaborada em outubro de 2023

 

Fontes:

Hospital Infantil Sabará
Hospital Israelita Albert Einstein: Blog Vida Saudável
Hospital Pequeno Príncipe
Ministério da Saúde – Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência