Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada! 01 a 07/8 – Semana Mundial da Amamentação e Mês do Aleitamento Materno no Brasil


A campanha da Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é baseada em quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; articular com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

A SMAM começou em 1992, com temas anuais, incluindo, sistemas de saúde, mulheres e trabalho, o Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno, apoio comunitário, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos.

O foco das comemorações em 2021 é sobre como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, e o imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo. O tema está alinhado com a área temática 2 da campanha dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 que destaca as ligações entre amamentação e sobrevivência, saúde e bem-estar de mulheres, crianças e nações.

Embora o apoio em nível individual seja muito importante, a amamentação deve ser considerada uma questão de saúde pública que requer investimentos em todos os níveis. O conceito de ‘reconstruir melhor’ após a pandemia COVID 19 proporcionará uma oportunidade para criar uma cadeia calorosa de apoio à amamentação que inclui sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades em todos os níveis da sociedade.

Uma calorosa cadeia de apoio ajudará a construir um ambiente propício para a amamentação e a protegê-la contra a influência da indústria.

No Brasil, a Lei nº 13.435/2017 instituiu agosto como o “Mês do Aleitamento Materno” e determina que ações Inter setoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno sejam intensificadas com:

– a realização de palestras e eventos;
– a divulgação nas diversas mídias;
– reuniões com a comunidade;
– ações de divulgação em espaços públicos;
– a iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

O mês de agosto ficou conhecido como ‘Agosto Dourado’, pois a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Por meio do aleitamento materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Fontes:

Blog da Saúde
Breastfeeding Promotion Network of India (BPNI)
Sociedade Brasileira de Pediatria
World Alliance for Breastfeeding Action (WABA)
World Breastfeeding Week