Ronco na barriga (Borborigmo)


 

Borborigmo é o termo médico dado aos sons produzidos pelo trato digestivo, estômago ou intestinos. Esses barulhos são um fenômeno normal e natural do sistema digestivo e não representam nenhum problema. Mas é preciso atenção, pois quando são muito frequentes, se estão diferentes do que normalmente a pessoa percebe ou se não há nenhum som, pode ser sinal de algum problema!

O som característico de um “ronco” que muitas vezes é ouvido na barriga acontece por causa dos movimentos que ocorrem dentro do estômago e dos intestinos, principalmente quando se está em jejum, com fome ou após a refeição.

Quando o sistema digestivo percebe que há pouco alimento para processar, os músculos do trato gastrointestinal continuam a se mover para empurrar o ar e os resíduos pelo intestino, gerando o som de ronco. Esse processo é uma tentativa do corpo de se preparar para uma eventual refeição, mantendo os músculos em atividade.

Outro motivo comum para a barriga roncar é a presença de gases. Durante a digestão, é normal que se formem gases no estômago e no intestino devido à quebra dos alimentos. Alguns alimentos, como os ricos em fibras, tendem a fermentar mais durante a digestão e, consequentemente, aumentam a formação de gases. Quando esses gases se deslocam pelo intestino, em combinação com os líquidos digestivos e com o movimento dos músculos gastrointestinais, eles podem gerar os sons que podem ser ouvidos e chamados de “ronco” da barriga.

Causas do borborigmo:

O borborigmo acontece como parte normal da digestão. Fatores como o consumo de alimentos ricos em fibras ou líquidos gaseificados podem aumentar a presença de gases e, consequentemente, a intensidade dos ruídos intestinais.

Algumas doenças gastrointestinais também aumentam a ocorrência desses movimentos e provocam mais ruídos. Dentre essas condições, destacam-se:

– Síndrome do intestino irritável: pode provocar alterações no movimento intestinal.

– Infecções gastrointestinais: infecções bacterianas ou parasitárias podem causar diarreia e aumento dos movimentos intestinais.

– Obstrução intestinal: Em casos graves, os borborigmos podem ser maiores no início, mas desaparecem quando a atividade intestinal para, provocada pela obstrução.

– Doenças malignas: Embora menos comuns, os borborigmos podem estar associados ao câncer de cólon ou a tumores que afetam o trânsito intestinal.

Prevenção e controle:

Os sons abdominais, comumente chamados de ronco na barriga, são ruídos produzidos no estômago ou nos intestinos de forma natural, pelas contrações musculares que ocorrem durante o processo de digestão. Essas contrações, chamadas peristaltismo, são essenciais para o movimento dos alimentos, líquidos e gases ao longo do trato gastrointestinal e não significam nenhum problema de saúde.

Para diminuir os borborigmos, recomenda-se uma dieta equilibrada, evitando o excesso de alimentos que aumentem a formação de gases, como leguminosas, brócolis ou bebidas gaseificadas, ingerindo adequadamente alimentos que contenham fibras e mantendo uma boa hidratação. Além disso, a avaliação médica periódica é essencial para pessoas com histórico de doenças gastrointestinais.

 

IMPORTANTE: Somente profissionais de saúde devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Dica elaborada em março de 2025

 

Fontes: 

Ciência para Todos / Universidade Federal de Minas Gerais
Clínica Universitária de Navarra – Espanha
Rede D’Or São Luiz
Rede Hospital Casa

Notícias

Ver todas