Saúde e economia: uma convergência necessária para enfrentar a doença por coronavírus (COVID-19) e retomar o caminho para o desenvolvimento sustentável


A América Latina e o Caribe se tornaram o epicentro da pandemia de doença por coronavírus (COVID-19) e lideram as estatísticas globais de casos. A pandemia tornou-se uma crise econômica e social sem precedentes e, se medidas urgentes não forem tomadas, poderá se transformar em uma crise alimentar, humanitária e política. Tanto nas ações de controle de pandemia quanto nas etapas de reativação e reconstrução, é essencial aumentar o investimento público em saúde até atingir os parâmetros recomendados, a fim de garantir o fortalecimento dos sistemas de saúde e ampliar e reconfigurar os serviços: qualidade da saúde, com foco na atenção primária e nas necessidades de saúde não atendidas imediata e rapidamente, reduzir as desigualdades e melhorar as condições de acesso a serviços essenciais, incluindo proteção financeira.

As informações estão disponíveis em um relatório conjunto da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Fonte: Informe Covid-19 CEPAL-OPS

Versão em espanhol
Versão em inglês