SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA


022
REGATO, Vilma Cardoso; ASSMAR, Eveline Maria Leal. A AIDS de nossos dias: quem é o responsável? Estudos de Psicologia, Natal, v. 9, n. 1, p. 167-175, jan./abr. 2004. Disponível em Scielo

Investiga-se a problemática da AIDS, com apoio na teoria das perspectivas divergentes (Jones & Nisbett, 1972) e na crença no mundo justo (Lerner, 1975). Pretende-se demonstrar que a interpretação desse evento vitimador pode variar ao se considerar a pessoa infectada (o ator, que adota causas externas) ou o médico (o observador, que usa causas internas ao ator); que atores e observadores diferem quanto à crença no mundo justo; e que as respostas de combate à doença dependem da atribuição feita pelos pacientes. Participaram da pesquisa 191 portadores de HIV/AIDS e 200 médicos, que responderam ao questionário de atribuição de causalidade e à escala de crença no mundo justo. Os resultados evidenciaram diferenças nas atribuições de atores e observadores nas direções preconizadas e o importante papel mediador da atividade atributiva no enfrentamento do infortúnio. Discute-se a utilidade dos achados para a prática dos profissionais de saúde que lidam com os soropositivos.

QUALIDADE DOS CUIDADOS DE SAÚDE

023
NEMES, Maria Ines Battistella; CASTANHEIRA, Elen Rose Lodeiro; MELCHIOR, Regina et al. Avaliação da qualidade da assistência no programa de AIDS: questões para a investigação em serviços de saúde no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, supl. 2, p. 310-321,  2004. Disponível em Scielo

O artigo mostra o desenvolvimento de uma pesquisa que objetivou avaliar a qualidade da assistência ambulatorial do Programa Brasileiro de DST/ AIDS. A investigação, realizada entre 2001-2003, envolveu três projetos: uma análise do padrão tecnológico da assistência realizada em cinco serviços, uma avaliação qualitativa em 27 serviços e, finalmente, uma avaliação estruturada de 322 serviços de sete estados brasileiros. Mediante a descrição de todas as etapas dos projetos, as autoras discutem questões teóricas e metodológicas envolvidas na avaliação da assistência em programas de saúde. Discutem ainda algumas questões relacionadas à aplicabilidade e ao impacto das avaliações em serviços de saúde.