Síndrome do olho seco


 

A síndrome do olho seco é um problema na produção ou na qualidade da lágrima que provoca o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva.

A lágrima é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais, composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, com a função de lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos.

Principais causas da síndrome do olho seco:

– Diminuição da função das glândulas lacrimais e perda da água das lágrimas por causa do envelhecimento, de algumas doenças, do uso de certos medicamentos;
– Evaporação excessiva provocada por ar condicionado, vento, clima quente e seco, fumaça, etc.;
– Anormalidades ou infecções nas pálpebras.

Os principais sintomas da síndrome do olho seco são:

– Secura;
– Vermelhidão;
– Coceira;
– Ardor;
– Sensação de corpo estranho e de “areia”;
– Sensibilidade à luz;
– Dificuldade de movimentar as pálpebras e maior produção de muco em casos mais graves;
– Cansaço visual.

Tratamento:

O tratamento é feito com a aplicação de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada. Eles ajudam a aliviar os sintomas e, geralmente, não costumam ter efeitos adversos. É indispensável, porém, identificar e controlar as causas do distúrbio.

Prevenção:

– Fazer pausas em atividades de longa duração, que requerem concentração visual e que reduzem a frequência do piscar de olhos;
– Evitar ambientes com baixa umidade;
– Utilizar o computador num nível abaixo ao dos olhos;
– Proteger os olhos do vento e do sol;
– Evitar fumar e/ou frequentar ambientes com fumo.

Recomendação:

Pessoas com a síndrome do olho seco precisam de acompanhamento oftalmológico mais frequente. Sem tratamento, podem ocorrer lesões na córnea que comprometem a qualidade da visão temporária ou definitivamente.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em setembro de 2023

 

Fontes:

Dr. Dráuzio Varella
Hospital CUF – Portugal
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás