“Tenha orgulho de sua boca”: 20/3 – Dia Mundial da Saúde Bucal


Dando continuidade ao tema escolhido para o período 2021-2023, “Tenha orgulho de sua boca” para sua felicidade e bem-estar, a campanha de 2022 oferece uma oportunidade para explorar a relação entre saúde bucal, saúde geral e qualidade de vida e discutir as contribuições que os principais líderes na área da inovação oferecem para melhorar a saúde bucal de milhões de pessoas em todo o mundo.

Hoje, as novas tecnologias estão revolucionando a odontologia, facilitando o trabalho dos profissionais de odontologia, melhorando as experiências dos pacientes e também liderando a transformação em direção a práticas sustentáveis.

Programas inovadores de saúde bucal e ferramentas educacionais estão promovendo a adesão a bons comportamentos de higiene bucal. Além disso, algumas dessas soluções oferecem opções econômicas de prevenção e tratamento, melhorando o acesso aos cuidados para comunidades e populações carentes.

Essas inovações podem ter um enorme impacto em como os pacientes melhorarão seu conhecimento e comportamento de saúde bucal no futuro, e como dentistas e equipes odontológicas poderão oferecer intervenções mais seguras e eficazes, tanto em nível individual quanto populacional.

A saúde bucal é um tema de várias faces que inclui a capacidade de falar, sorrir, cheirar, saborear, tocar, mastigar, engolir e transmitir uma série de emoções através de expressões faciais com confiança e sem dor, desconforto ou doença do complexo craniofacial.

Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. É importante ressaltar que as doenças da boca têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool e com a má alimentação.

Para a Dra. Fabiana Quaglio, estomatologista e consultora científica da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), atualmente, segundo relato dos colegas cirurgiões-dentistas, há um aumento significativo nos casos de periodontite, gengivite e de outras doenças sistêmicas, decorrentes do isolamento social e da crise econômica que estamos enfrentando.

“Estresse, má alimentação ou alimentação desregrada, relaxamento nos hábitos de higiene bucal, aumento do consumo de álcool e tabaco e outros fatores, têm concorrido para o maior número de doenças bucais. ”

“O câncer bucal é considerado mundialmente problema de Saúde Pública e evidencia a necessidade do preparo do cirurgião-dentista desde a formação acadêmica. “No caso do diagnóstico precoce de tumores iniciais, a chance de cura é acima de 95%, ” salienta Dra. Fabiana.

Mas não podemos esquecer que o Brasil é o 3º país com maior incidência de câncer de boca, no sexo masculino com faixa etária acima de 40 anos, temos conhecimento do registro de 15 mil casos/ano, com altas ocorrências de câncer de boca”, afirma a especialista.

Problemas bucais mais comuns:

– Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer);

– Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios. Podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas;

– Mau hálito: tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental), gengivite, ingestão de certos alimentos como alho ou cebola, tabaco, produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios ou por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

Além desses fatores, a língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retêm resíduos de alimentos, células descamadas que começam a fermentar, formando uma placa bacteriana esbranquiçada que aparece no fundo da língua, em direção à ponta, a chamada saburra lingual, que é, sem dúvida, a principal causa do mau hálito;

– Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana;

– Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que colonizam a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nos locais de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro;

– Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

– Câncer de boca: (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.

Prevenção de problemas bucais:

– eliminar a placa bacteriana por meio da escovação adequada e do uso do fio dental;

– limpar a língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;

– usar racionalmente o açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;

– utilizar adequadamente o flúor, com cremes dentais fluorados;

– evitar o uso de próteses mal ajustadas;
– evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
– realizar autoexame da boca, com atenção a lesões que permanecem por mais de 14 dias. O câncer de boca é indolor e silencioso. É preciso estar atento a aftas que não cicatrizam e não doem, que podem ocultar a doença;

– ir ao dentista regularmente.

 

Fontes:

Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD)

Instituto Nacional de Câncer
World Dental Federation

World Oral Health Day