Torcicolo


 

Torcicolo não é considerado uma doença mas, sim, um sintoma que acontece quando há uma contração muito forte dos músculos da região do pescoço.

A contração muscular é uma reação do corpo que tem o objetivo de proteger a cabeça e a coluna cervical (região do pescoço), provavelmente após um trauma. Mas o acúmulo de tensões emocionais também pode causar rigidez no pescoço.

Outras causas para o aparecimento do torcicolo podem ser:

  • posicionamento incorreto da cabeça durante o sono;
  • movimento muito brusco;
  • exercício físico feito de forma incorreta;
  • traumatismos na região da cabeça e pescoço;
  • alterações da coluna, como hérnia de disco, escoliose ou nas vértebras do pescoço.

Costuma ocorrer quando a coluna cervical não está bem. Às vezes, a região está sensível ou instável, sem firmeza. Com isso, qualquer movimento mais brusco ou posição desfavorável, como dormir “de mau jeito”, pode acionar o movimento que resulta na contração do músculo e provocar o problema.

Bebês e recém-nascidos podem apresentar o chamado “torcicolo congênito”, caracterizado pela contração muscular da região do pescoço que ocorre nas primeiras semanas após o nascimento. A causa é desconhecida mas parece haver relação com as condições do parto ou com a posição da criança dentro do útero. Deve ser prontamente tratado para evitar que os movimentos do pescoço fiquem limitados.

Sintomas:

– Dor intensa em um dos lados do pescoço, que pode irradiar para o ombro;
– Dificuldade em movimentar a cabeça;
– Rigidez e inchaço nos músculos da coluna cervical;
– Dor de cabeça, dor no pescoço e dor nas costas;
– Um ombro que fica mais alto do que o outro;
– Tremores na cabeça.

Como aliviar o torcicolo:

O tratamento com medicamentos para aliviar o torcicolo deve ser feito com base nas duas pontas do problema: são usados analgésicos e anti-inflamatórios para alívio da dor e relaxantes musculares para reduzir a contração.

O paciente pode se tratar com repouso, bolsa de água quente e massagem na região (sem exageros), e analgésicos simples, mas se isso não funcionar, o ideal é buscar atendimento médico.

O colar cervical é um item que pode auxiliar no tratamento. Ele imobiliza a região e funciona como uma muleta para o pescoço, desempenhando a função de sustentar a cabeça de modo que a musculatura não precise ter esse trabalho e, assim, se restabeleça.

Fisioterapia, quiropraxia (terapia em que o profissional usa as mãos para tratar músculos, vértebras e nervos) e acupuntura auxiliam no tratamento de casos em que os sintomas surgem de forma rápida.

Em longo prazo, é necessário identificar as causas do torcicolo e atuar diretamente nelas.

Prevenção:

– Evitar a tensão emocional e o estresse;
– Melhorar a postura com exercícios de alongamento ou com métodos como a reeducação postural global (RPG), pilates ou ioga;
– Ajustar o seu local de trabalho, adaptando a cadeira à sua altura. Se necessário, use um descanso de pés para que os joelhos e os quadris fiquem alinhados;
– Deixar próximos os objetos que mais utiliza para não precisar se esticar muito para alcançá-los;
– Escolher um travesseiro que dê bom apoio durante o sono;
– Ajustar o apoio de cabeça ao viajar de automóvel de modo a apoiar bem o pescoço.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em novembro de 2022.


Fontes
:

Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro
CUF – Serviços de Saúde, Administrativos e Operacionais (Portugal)
Dr. Dráuzio Varella
Hospital Infantil Sabará
Hospital São Matheus
Rede D’Or. Hospital São Luiz