Tratamento de canal


 

Os dentes têm como principais funções fazer a mastigação dos alimentos, dar estrutura e forma ao rosto e auxiliar na emissão dos sons da fala. Cada dente possui uma coroa e uma, duas ou até três raízes.

Coroa: camada externa e dura revestida pelo esmalte;
Esmalte: camada transparente e mais resistente do dente, formada por minerais;
Dentina: camada abaixo do esmalte, macia, mais escura e com menos minerais em sua composição;
Polpa: situada dentro do dente, é a parte viva, que contém vasos sanguíneos e nervos;
Raiz: é a parte não visível do dente, implantada dentro dos ossos da mandíbula e do maxilar.

 

O tratamento de canal é um procedimento feito pelo cirurgião dentista para remover a polpa dentária infectada. Consiste na retirada total da polpa, limpeza com limas especiais, preenchimento do interior das raízes com um material selador, que ajuda a manter a parte de dentro do dente livre de contaminação. Depois desse processo é feita a obturação ou restauração.

Cáries profundas, traumas ou problemas nas gengivas que exponham ou causem inflamação irreversível da polpa são a principal causa para que um dente precise passar por tratamento de canal. Se o paciente preferir não tratar o canal afetado, a única alternativa é a extração do dente.

Como as cáries são as grandes responsáveis pela necessidade de tratamentos de canal, a higiene bucal regular ainda é a melhor forma de prevenir inflamação e infecção na polpa dentária, que podem causar muita dor e incômodo.

A saúde da boca repercute na saúde do organismo como um todo, portanto, para evitar problemas bucais e dentários, recomenda-se:

– Escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental, escovar a língua com escova ou raspador são hábitos que eliminam a placa bacteriana, principal causa das cáries e das gengivites;
– Uma língua saudável deve ser rosada na maior parte de sua superfície. Língua esbranquiçada pode ser sinal de saburra – uma camada viscosa composta de células velhas, restos de alimentos e bactérias;
– Evitar o consumo excessivo de doces;
– Adotar dieta saudável, rica em frutas e vegetais;
– Utilizar cremes dentais com flúor;
– Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
– Ir ao dentista regularmente.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Dica elaborada em janeiro de 2024

 

Fontes:

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo
Cooperativa Odontológica Uniodonto (AL)
Cooperativa Odontológica Uniodonto (MG)
Dr. Dráuzio Varella
MAGNANI, I. Q.; BITTENCOURT, J. M.; BENDO, C. B. Anatomia dental. Faculdade de Odontologia da UFMG
Oral Health Foundation (Portugal)
Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo – SECONCI SP