Tremor essencial


 

Tremor essencial é um distúrbio neurológico do movimento que geralmente afeta as mãos, mas que também pode afetar a cabeça, a voz e as pernas, sendo muitas vezes confundido com a Doença de Parkinson.

Não é uma doença fatal mas prejudica a qualidade de vida das pessoas que, passam a ter dificuldades com tarefas comuns do cotidiano, como o ato de segurar uma xícara ou um talher, digitar, escrever à mão, podendo ainda, perder a capacidade de dirigir ou ir ao trabalho.

A principal característica é o tremor rítmico que ocorre durante um movimento voluntário como, por exemplo, levar um copo de água à boca ou manter uma posição, como deixar a mão ou o braço esticado ou levantado.

Na maioria dos casos, o sintoma mais comum é o tremor, mas pessoas de idade mais avançada podem apresentar outras características, como a perda de coordenação e equilíbrio, e até risco de perda de audição associada ao distúrbio.

O tremor diminui ou some por completo quando o paciente está em repouso e só aparece mais forte quando o paciente se movimenta ou está agitado e piora muito quando fica ansioso ou nervoso.

O tremor essencial não é uma “doença degenerativa progressiva”, como Parkinson mas pode haver piora dos tremores em pessoas idosas.

Tratamento:

Embora o tremor essencial não tenha cura, existem várias opções de tratamento com medicamentos que beneficiam a maioria das pessoas com o problema.

Quando a medicação não for suficiente ou os seus efeitos adversos forem intoleráveis, pode-se tentar outras alternativas, como, injeções de toxina botulínica (Botox) em alguns nervos e a realização de sessões de fisioterapia, que buscam ajudar o paciente a conviver melhor com o tremor essencial.

Existe um tipo de cirurgia que destrói o tecido cerebral na região do cérebro que produz tremores. Esse procedimento, chamado Talamotomia, provou reduzir efetivamente o tremor em algumas pessoas, mas há riscos de possíveis complicações que incluem problemas na fala, no equilíbrio e certa dormência.

Há, ainda, a Terapia de Estimulação Cerebral Profunda, um tratamento cirúrgico que pode diminuir a gravidade do tremor nos braços e nas mãos. Nesse tratamento, um dispositivo médico, semelhante a um marca-passo, é implantado para criar uma estimulação elétrica em regiões precisamente específicas do cérebro, bloqueando os sinais que causam os sintomas do tremor essencial.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em outubro de 2021

 

Fontes:

Academia Brasileira de Neurologia
Rede d’Or São Luís
Sistema de Educação Continuada a Distância (Secad) Artmed
Sinapse Neurologia