Trombose


A trombose é decorrente da formação de coágulos em lugares em que não houve sangramento. É caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo (trombo) responsável por causar inflamação na parede do vaso. Em geral, os trombos se formam nos membros inferiores. Como sua estrutura é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo pode ocorrer um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave que pode causar morte súbita.

Sintomas:

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
– dor;
– inchaço;
– aumento da temperatura nas pernas;
– coloração vermelho-escura ou arroxeada;
– endurecimento da pele.

Causas:

– imobilidade provocada por prolongadas internações hospitalares;
– síndrome da classe econômica: dificuldade de movimentação durante viagens longas em aviões e ônibus;
– terapia de reposição hormonal;
– uso de anticoncepcionais;
– varizes;
– cirurgias;
– cigarro.

Fatores de risco:

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Tratamento:

Existem medicamentos para reduzir a viscosidade do sangue e dissolver o coágulo (anticoagulantes) que ajudam a diminuir o risco, a evitar a ocorrência de novos episódios e o aparecimento de sequelas, mas que só devem ser usados mediante prescrição médica depois de criteriosa avaliação.

Recomendações:

– procure um médico para saber se você pertence ao grupo de risco, porque existem medidas preventivas que podem e devem ser adotadas;
– pare de fumar. Os componentes do cigarro lesam veias e artérias;
– restringir o consumo de bebidas alcoólicas;
– movimente-se. As consequências da síndrome da classe econômica podem ser atenuadas se você ficar em pé ou der pequenas caminhadas. Vestir meias elásticas ou massagear a panturrilha pressionando-a de baixo para cima ajuda muito;
– ande sempre que possível, se você é obrigado a trabalhar muitas horas sentado. Levante-se para tomar água ou café, olhar a rua, ir ao banheiro;
– use meias elásticas, especialmente se você tem varizes;
– não se automedique. Procure assistência médica imediatamente se apresentar algum sintoma que possa sugerir a formação de um trombo.


IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em fevereiro de 2.019.

Fontes:

Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular

Dr. Dráuzio Varella