“Uma Só Terra”: Dia Mundial do Meio Ambiente


 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas para sensibilizar pessoas e promover a ação mundial em prol do meio ambiente.

Celebrado anualmente desde 1973, tornou-se também uma plataforma vital para estimular progressos nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países participam da comemoração a cada ano. Grandes corporações, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades adotam esse marco para defender causas ambientais.

O tema para o ano de 2022, “Uma Só Terra”, tem como foco a vida sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes.

“Uma Só Terra” foi o lema da Conferência de Estocolmo de 1972 que designou 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. 50 anos depois, o tema se mantém verdadeiro – este planeta é nossa única casa e seus recursos finitos devem ser preservados pela humanidade.

“Em 2022, esperamos ver o mundo superar o pior da pandemia de COVID-19. Mas faremos isso com a consciência de que continuamos enfrentando a tripla crise planetária de mudança climática, perda da natureza e poluição”, afirmou Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 estabelece o direito a um meio ambiente equilibrado, com condições de saneamento básico, moradia e água potável condizentes com uma vida digna e com a saúde socioambiental.

Ao passo que limites de orçamento impossibilitam o Estado de custear todos os direitos do cidadão a partir de políticas públicas e, por outro lado, a população avança em ações de forte impacto negativo sobre o ambiente, distorções deste equilíbrio são identificadas, fazendo do tema – que já alarma o mundo em diversos aspectos – também uma questão de saúde pública.

A exposição a fatores ambientais e seu impacto sobre a saúde motivaram a OMS, na década de 1990, a estimular a criação de organismos que tivessem na relação do meio ambiente com a saúde sua preocupação central.

Do estudo da relação do homem com o meio ambiente nascem os subsídios para a definição de estratégias de prevenção e controle de doenças e agravos.

A campanha Dia Mundial do Meio Ambiente 2022 convoca para uma ação coletiva e transformadora em escala global para celebrar, proteger e restaurar nosso planeta:

No universo há bilhões de galáxias;
Na nossa galáxia há bilhões de planetas;
Mas temos Uma Só Terra.

Fontes:

Fundação Oswaldo Cruz. Pense SUS
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)