“Usar o coração para cada coração”: 29/9 – Dia Mundial do Coração


 

Doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC), são a principal causa de morte no mundo, responsáveis por 18,6 milhões de vidas perdidas a cada ano.

Em maio de 2012 os líderes mundiais se comprometeram a reduzir a mortalidade global por doenças não transmissíveis (DNTs) em 25% até 2025. As doenças cardiovasculares (DCV) provocam quase a metade de todas as mortes por DNTs, tornando-se o assassino número um do mundo.

No Dia Mundial do Coração 2022, a World Heart Federation pede ao mundo que “use o coração para cada coração”! A campanha anual é uma oportunidade para que todos parem e considerem a melhor forma de usar o coração pela humanidade, pela natureza e por si mesmos.

Usar o coração significa pensar de forma diferente para tomar as decisões certas; para agir com coragem; para ajudar os outros; para se envolver com esta causa importante.

O coração é o único órgão que você pode ouvir e sentir. É o primeiro e último sinal de vida. É uma das poucas coisas com potencial para unir a todos como pessoas.

Para cada coração significa mudar o foco das próprias ações para ações que beneficiem a todos, permitindo uma aplicação mais ampla da campanha. O maior número possível de pessoas envolvidas vai ajudar a alcançar a saúde cardiovascular de cada coração.


Três pilares – três beneficiários principais
:

– Usar o coração para a humanidade: ao nos envolvermos com eventos globais, como o Dia Mundial do Coração, bem como com atividades locais, temos o poder de espalhar a conscientização e ajudar a fazer a diferença na vida de todos.

– Usar o coração para a natureza: a poluição do ar é responsável por 25% de todas as mortes por DCV, tirando a vida de 7 milhões de pessoas todos os anos. Por meio de ações mais imediatas, como caminhar ou andar de bicicleta em vez de viajar de carro, ou esforços de longo prazo, como apoiar a legislação que trata de ar limpo, cada um de nós pode contribuir para um planeta mais saudável à sua maneira.

– Usar o coração para si mesmo: o estresse psicológico pode dobrar o risco de ter um ataque cardíaco. Exercício, meditação e sono de qualidade suficiente ajudam a diminuir os níveis de estresse. Ao resistir aos mecanismos de enfrentamento prejudiciais e aos maus hábitos induzidos pelo estresse, podemos maximizar a saúde do nosso coração.

 

No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil mortes ocorrem por ano, em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todos os óbitos no país.

O diagnóstico precoce de problemas cardiovasculares nos mais jovens possibilita melhores tratamentos e controle mais rígido das doenças relacionadas ao coração, que podem se agravar ao longo dos anos se não forem corretamente tratadas. Apesar dessas doenças manifestarem-se, em sua grande maioria, na vida adulta, é na infância que o processo de aterosclerose tem seu início.

A prática de atividades físicas regulares e a redução do estresse, associadas ao controle do colesterol elevado e a uma alimentação saudável, tendem a reduzir em 80% esses óbitos.

Em comemoração ao Dia Mundial do Coração 2022 a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por meio da HEARTS Initiative in the Americas produziu o webinar “Use corações para todos os corações, em todos os lugares”. A versão em português está disponível aqui!

 

Em alusão à data, a Sociedade Brasileira de Cardiologia promove o webinar: Avanços na Prática da Cardiologia: o que as últimas evidências indicam? Inscrições aqui!

Data: 29/9/2022

Horário: 19h

 

Fontes:

Organização Pan-americana de Saúde (OPAS)
Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
World Heart Federation