“Vida longa para todos”: 24 a 30/4 – Semana Mundial da Imunização


 

Em busca de uma vida longa e bem vivida é o tema da campanha de 2022 da Semana Mundial da Imunização.

Uma Vida Longa para Todos não é uma promessa, é uma ambição. Porque todos merecem a chance de uma vida plena onde sejam livres para buscar a felicidade.

Vacinas têm salvado vidas, indiscriminadamente, desde 1796*. Bilhões de pessoas viveram vidas mais longas. Cresceram para se tornar bombeiros. Médicos. Músicos. Pais. Mães. Irmãos. Irmãs.

O valor das vacinas não é medido apenas em doses administradas. É em minutos devolvidos e vidas prolongadas.

Vacinas oferecem oportunidade e esperança para todos desfrutarem de uma vida mais plena. E isso é algo pelo qual todos devem lutar. Vacinas, na busca de uma vida longa e bem vivida. Vida longa para todos!

* Idealizada pelo médico Edward Jenner, a primeira vacina foi criada no século XVIII, quando a varíola era a maior ameaça da humanidade.

 

Celebrada na última semana de abril, a data tem como objetivo destacar a ação coletiva necessária e promover o uso de vacinas para proteger pessoas de todas as idades contra doenças.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) trabalha com países de todo o mundo para aumentar a conscientização sobre o valor das vacinas e da imunização e garantir que os governos obtenham a orientação e o apoio técnico necessários para implementar programas de imunização de alta qualidade.

O objetivo final da Semana Mundial de Imunização é que mais pessoas – e suas comunidades – sejam protegidas de doenças evitáveis ​​por vacina.

A imunização é uma história de sucesso global de saúde e desenvolvimento, salvando milhões de vidas todos os anos.

As vacinas treinam seu sistema imunológico para criar anticorpos, assim como quando é exposto a uma doença. No entanto, como elas contêm apenas formas mortas ou enfraquecidas de germes, como vírus ou bactérias, elas não causam a doença nem nos colocam em risco de suas complicações.

Atualmente há vacinas para prevenir mais de 20 doenças que ameaçam a vida, ajudando pessoas de todas as idades a viverem mais e com mais saúde. Hoje, a imunização previne 2 a 3 milhões de mortes por ano por doenças como difteria, tétano, coqueluche, gripe e sarampo.

A vacinação é componente chave da atenção primária à saúde e um direito humano indiscutível. É também um dos melhores investimentos que o dinheiro pode comprar.

Vacinas são fundamentais para a prevenção e o controle de surtos de doenças infecciosas, sustentando a segurança sanitária global e serão uma ferramenta vital na batalha contra a resistência antimicrobiana.

No entanto, apesar do tremendo progresso, muitas pessoas em todo o mundo – incluindo quase 20 milhões de bebês a cada ano – têm acesso insuficiente às vacinas. Em alguns países, o progresso estagnou ou mesmo reverteu e existe um risco real de que a complacência prejudique as conquistas passadas.


Fontes
:

Organização Mundial da Saúde (OMS) – 1
Organização Mundial da Saúde (OMS) – 2