“Você está protegido? Tome todas as vacinas!”: 23 a 30/4 – Semana de Vacinação nas Américas


 

De 23 a 30 de abril de 2022, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), juntamente com os países e territórios da Região das Américas e seus parceiros, celebrará a 20ª Semana Anual de Vacinação nas Américas. O tema deste ano é um chamado à ação: “Você está protegido? Tome todas as vacinas!”.

A história da Semana de Vacinação nas Américas remonta a uma proposta de 2002 dos Ministros da Saúde da Região Andina, após o último surto endêmico de sarampo na região.

A proposta exigia um esforço coordenado de vacinação através das fronteiras nacionais para alcançar populações vulneráveis, acabar com o surto e prevenir futuros surtos. Hoje, a Região das Américas enfrenta novos surtos de sarampo, após ter sido declarada livre desta doença em 2016.

Todos os anos, como parte das comemorações da Semana, mais de 40 países e territórios se reúnem para conscientizar sobre a importância da imunização e vacinar suas populações, fazendo um esforço especial para alcançar pessoas que podem não ter acesso regular a serviços de saúde, incluindo povos indígenas, migrantes, populações fronteiriças e pessoas que vivem nas periferias urbanas.

A data tem sido um dos principais impulsionadores da imunização nas Américas, resultando em mais de 806 milhões de pessoas vacinadas contra uma série de doenças, desde 2002.

O objetivo da Semana de Vacinação nas Américas é conscientizar sobre a importância do uso de vacinas para proteger pessoas de todas as idades contra doenças evitáveis. A cada ano, milhões de vidas são salvas graças à imunização, que é amplamente reconhecida como uma das intervenções de saúde mais bem-sucedidas e econômicas.

Atualmente, no Brasil, 48 imunobiológicos são distribuídos por ano pelo Programa Nacional de Imunizações ( PNI) (vacinas, imunobiológicos especiais, soros e imunoglobulinas), sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes (BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto (dT), meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, dTpa, Influenza (ofertada durante campanha anual) e Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)), conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Destas, 18 são vacinas só para crianças e adolescentes ofertadas no Calendário Nacional.


Conheça o calendário de vacinação brasileiro, por faixa etária:

 

Calendário de vacinação da criança

Calendário de vacinação do adolescente

Calendário de vacinação de adultos e idosos

Calendário de vacinação da gestante

 

O Instituto Butantan disponibiliza um vídeo sobre a história da vacina no Brasil. Confira!

 

Fontes:

Instituto Butantan
Ministério da Saúde
Organização Pan-americana da Saúde (OPAS)