Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Ministério da Saúde lança livro para estimular o consumo de alimentos saudáveis
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Um olhar sobre os transtornos alimentares em tempos de quarentena: compulsão alimentar, anorexia e bulimia se tornam desafiadores na pandemia

  • Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 11h09
  • Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 11h09

A mudança brusca na rotina e o estresse diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, que vem deixando boa parte da população de diversos países em necessário isolamento social, têm como consequências o agravamento de distúrbios psicológicos e, consequentemente, dos transtornos alimentares, como a compulsão alimentar, a anorexia e a bulimia.

O transtorno alimentar mais comum é a compulsão alimentar, relacionada ao sobrepeso e, muitas vezes, à obesidade. Esta, por sua vez, é um dos fatores de risco para o agravamento da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), levando à necessidade de hospitalização, assim como outras condições de risco associadas, como diabetes e hipertensão. Isso significa dizer que, em pacientes obesos, as chances são aumentadas de a infecção se desenvolver rapidamente para a síndrome respiratória aguda grave, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.


Fonte:

FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página