Nova Dica em Saúde da BVSMS é sobre “nefrite”


Os rins são dois grandes órgãos em forma de feijão, localizados na região lombar (costas). Dentro deles existe um novelo minúsculo de vasos sanguíneos, chamados glomérulos, responsáveis por filtrar o sangue, removendo os resíduos tóxicos e o líquido em excesso que, mais adiante, constituirão a urina. Num rim saudável, esse processo de filtragem ajuda a manter os glóbulos vermelhos e as proteínas na corrente sanguínea, evitando que passem para a urina.

A nefrite é um termo utilizado para descrever um conjunto de doenças que causam uma inflamação nos glomérulos. Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso.

Em muitos casos, não é possível explicar suas causas, mas, geralmente, ocorrem como uma resposta do sistema de defesa do organismo a uma “agressão” – que pode ser um medicamento, uma substância tóxica ou uma infecção.

Frequentemente, a reação do corpo às “agressões” danifica os rins, provocando inchaço e cicatrizes nos delicados filtros que são os glomérulos.

Confira a nova Dica, na íntegra!

 

Dicas em Saúde são informações de utilidade pública sobre doenças, prevenção de acidentes, cuidados com a higiene, dentre outros, direcionadas ao público em geral.