Pé torto congênito é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé do bebê, que acontece ainda na gestação, fazendo com que ele nasça com uma deformidade em um ou em ambos os pés.
Não se sabe as causas do problema, mas é uma das alterações mais comuns, afetando 1 a cada 1000 bebês nascidos no mundo. Em metade dos casos, os dois pés são afetados.
Ao nascimento, observa-se que o pé se direciona para baixo e tem a parte da frente virada para dentro e para cima, apontando para a outra perna. Também é possível perceber que a parte de trás da perna (panturrilha ou batata da perna) é mais fina e o pé é um pouco menor. Apesar disso, o bebê não sente dor.
Quando não tratada, a deformidade provoca limitações para o paciente desde os primeiros anos de vida, além de ter grande impacto social e emocional para ele e para a sua família.
Dicas em Saúde são informações de utilidade pública sobre doenças, prevenção de acidentes, cuidados com a higiene, dentre outros, direcionadas ao público em geral.
Confira a nova Dica!