“Check-up médico” é o assunto da nova Dica em Saúde disponível na BVSMS


O termo “check-up” significa checar, conferir. Na medicina, é usado para designar uma avaliação médica de rotina, associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Com a vida atribulada e corrida, muitas pessoas passam, literalmente, anos sem ir ao médico e assim podem deixar passar sinais que o corpo dá como indicativo de problemas mais sérios.

Objetivos:

Ajudar a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção. Essas ações incluem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, orientações para parar de fumar, dar ferramentas para a criação de uma rotina de atividade física e conscientizar sobre a necessidade de realizar determinados exames que realmente podem propiciar o diagnóstico precoce de doenças que podem não apresentar sintomas, podendo levar a maiores índices de cura.

Por onde começar?

O check-up feito corretamente é importante e evita procedimentos desnecessários. No caso do Sistema Único de Saúde, o primeiro passo a ser tomado é procurar uma Unidade Básica de Saúde, onde médicos e enfermeiros devem conversar com o paciente sobre exames periódicos. A especialidade médica Medicina de Família e Comunidade estuda, entre outros assuntos, a ciência do rastreamento, para solicitar exames e fazer uma abordagem preventiva centrada nas necessidades da pessoa, evitando exageros e exames desnecessários. O check-up também pode ser feito por um médico de confiança do paciente, como um clínico geral, por exemplo.

 

Dicas em Saúde são informações de utilidade pública sobre doenças, prevenção de acidentes, cuidados com a higiene, dentre outros, direcionadas ao público em geral.

Confira a nova Dica em Saúde!