EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA


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FREITAS, Erika Lourenço de; RAMALHO-DE-OLIVEIRA, Djenane. Pensamento crítico no contexto da prática clínica: a necessidade de reinventar a educação farmacêutica. Revista Portuguesa de Educação, Braga [Portugal], v. 28, n. 2, p. 231-250, jun. 2015. Disponível em Scielo

Com o objetivo de compreender como as práticas pedagógicas influenciam o desenvolvimento de competências clínicas em estudantes de farmácia, os autores conduziram uma etnografia crítica utilizando os métodos de observação participante, grupos focais e entrevistas em profundidade com estudantes e professores de uma das dez maiores Faculdades de Farmácia dos Estados Unidos. Os resultados que emergiram de dois semestres de pesquisa de campo mostram que o conhecimento farmacêutico tradicionalmente ensinado não é suficiente para preparar os estudantes para a prática clínica. A incorporação de experiências práticas e da filosofia e arcabouço teórico da atenção farmacêutica no currículo é necessária para preparar os estudantes para o cuidado direto das pessoas. Os resultados deste estudo poderão contribuir para a construção de atividades de ensino que efetivamente desenvolvam competências essenciais nos futuros cuidadores.